quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Paz no Mundo


A Paz no Mundo começa dentro de mim quando
me aceito de corpo e alma e reconheço meus
defeitos, com muita paciência e calma.

E, em vez de me fragmentar em mil pedaços,
eu me coloco inteiramente no que penso,
no que sinto e no que faço.

Passageiro, no tempo e no espaço, sem nada
para levar que possa me prender, sem medo
de errar e com muita vontade de aprender.


A Paz no Mundo começa entre nós, quando
aceito teu modo de ser e de agir, sem
me opor ou resistir.

Quando reconheço tuas virtudes sem te invejar
ou me retrair. E faço das nossas diferenças
a base de toda a nossa convivência.

E, em lugar de te dividir em mil personagens,
consigo te ver inteiro, real, companheiros
da mesma viagem para o processo de
aprendizagem para "Ser Gente".


A Paz no Mundo começa quando as palavras se
calam e os gestos se multiplicam. Quando se
reprime a vergonha e expressa a ternura.
Quando se repudia uma doença e
enaltece a cura.

Quando se combate a normalidade que virou
loucura e se estimula o desejo de querer
ou tentar, melhorar a humanidade.


A Paz no Mundo começa quando desejamos
construir uma outra sociedade, com base
numa outra relação em que AMAR é
Regra e não mais uma exceção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário